Primeiramente sugiro que acessem http://developer.android.com, este, assim como vocês podem ver pelo domínio, é o site para desenvolvedores para Android. Para começar vá no link de download (http://developer.android.com/sdk/index.html) e baixe a SDK específica do SO que você utiliza. Observe logo abaixo aos links para download as seguintes instruções:
- Prepare o seu computador de desenvolvimento e garantir que ele atenda aos requisitos do sistema.
- Instale o pacote SDK. (Se você está no Windows, faça o download do instalador para ajudar com a configuração inicial).
- Instalar o plugin ADT para o Eclipse (se você vai desenvolver no Eclipse).
- Adicionar plataformas Android e outros componentes para o seu SDK.
Vamos seguí-las! Mas antes gostaria de informá-los que, como eu utilizo Linux vou passar apenas instruções para a instalação no Linux.
Após baixar a SDK e descompactá-la sugiro a leitura do “SDK Readme.txt” onde veremos a instrução:
- Para iniciar o Gerenciador SDK, por favor, execute o programa “tools/android”.
Então através do console rode programa em “tools/android”. Agora você estará visualizando Gerenciador da SDK e do AVD(Android Virtual Device) vá em “Installed packages” e clique em “Update All…”. Para não ter problemas com falta de biblioteca resolvi instalar todas as bibliotecas.
Agora sugiro baixar um Eclipse novo, de preferência o Helios para que não tenhamos problemas de conflitos com outros plugins nem qualquer outro tipo de problema. O próximo passo é instalar o plugin ADT (Android Developer Tools). Acessando http://developer.android.com/sdk/eclipse-adt.html#installing vocês podem ver instruções para instalação do plugin ADT no Eclipse.
No meu caso segui as seguintes instruções:
- Iniciar Eclipse, em seguida, selecione Help > Install New Software….
- Clique em Add, no canto superior direito.
- Na caixa de diálogo Add Repository que aparecer, digite “ADT Plugin” para o nome e a URL a seguir para o local: https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/
Nota: Se você tiver problemas para adquirir o plugin, tente usar o “http” na URL local, em vez de “https” (https é preferido por razões de segurança).
Clique em OK. - Na caixa de diálogo Available Software, selecione a caixa de seleção ao lado de Developer Tools e clique em Next.
- Na janela seguinte, você verá uma lista de ferramentas para serem baixadas. Clique em Next.
- Leia e aceite os acordos de licença, clique em Concluir.
- Quando a instalação estiver concluída, reinicie o Eclipse.
Agora vamos configurar o Plugin ADT:
- Selecione Window > Preferences… para abrir o painel de Preferências (Mac OS X: Eclipse > Preferences).
- Selecione Android no painel esquerdo.
- Para o local do SDK no painel principal, clique em Browse… e localizar o diretório do SDK baixado.
- Clique em Apply e depois em OK.
Pode aparecer também uma caixa de diálogo solicitando enviar informações para o Google. Eu aceitei, mas não é obrigátorio.
Agora vamos testar se o ambiente ficou configurado. Reinicie o Eclipse e vamos criar um projeto Android
Se tiver tudo dado certo quando você clicar com o botão direito no “Package Explorer” e selecionar “New” irá aparecer a opção “Android Project”. Vamos fazer um projeto de teste, coloque o nome do projeto que você desejar, tipo “Hello Android” selecione um “Build Target”, esse é o pacote de recursos que você vai utilizar no projeto.
DICA: Ao invés de selecionar “Android 2.X”, selecione a opção logo abaixo “Google APIs”, pois assim seu projetos já terá as apis do Google além da API de desenvolvimento do Android.
Em “Properties” preencha o “Application name” com o nome que você pretende que tenha sua aplicação, tipo “Hello Android”, preencha “Package name” com o nome que você pretende que tenha seus pacotes como “com.android.hello”. Agora uma parte importante, observe que a opção Create Activity já está marcada, esta opção informa que ao executar o programa a classe informada é a que será executada então preencha essa opção com o nome da classe principal do projeto, como: HelloAndroid. Agora já pode cricar em Finish e você terá criado seu primeiro projeto Android.
Agora precisamos testar se o novo projeto está funcionando criando um dispositivo virtual Android (AVD), que nada mais é do que um emulador de Android, para isso vá em “Window”>>”Android SDK and AVD Manager” selecione a esquerda “Virtual Devices”, clicando à direita em “New” aparecerá uma caixa de diálogo para a criação da AVD em “Name” preencha com um nome que te ajude a lembrar quais recursos essa AVD conterá ou utilizará como “AVD_2_2_Google” em “Target” selecione os recursos que a AVD consumirá, como havíamos criado o projeto utilizando Android 2.X + Google APIs agora deve ser selecionado o mesmo recurso para consumo da AVD. Em “SD Card” você estará configurando o tamanho do “SD Card” que o AVD virtualmente utilizará. Em Skin estão as configurações da tela do AVD, sugiro deixar Default mesmo. E em hardware estão os recursos da AVD, como GPS, Câmera, Touch, etc, sugiro não encher a AVD em muitos recursos para não deixá-lo lento. E por fim clique em “Create AVD” e pode fechar a caixa de diálogo.
Agora vamos testar nossa aplicação no AVD. Clique com o botão direito no projeto e depois em “Run As”>>”Android Application” isso abrirá o AVD, aguarde que ele seja inicializado, depois de inicializado o AVD o programa vai rodar automaticamente e você verá “Hello World, HelloAndroid”.
FIM . !