Na Conferência de Segurança de DefCamp em Bucareste, Roménia, foram revelados detalhes sobre uma vulnerabilidade potencialmente grave encontrado em todos os celulares Nexus atuais. O responsável pela descoberta é Bogdan Alecu , um administrador de sistema em Levi9 e pesquisador independente de segurança na Roménia. O ataque pode forçar o telefone à reiniciar ou desestabilizar determinados serviços.
Se a rede travar, pode levar a algumas consequências mais graves. Se um alvo tem seu chip bloqueado com um código PIN, o telefone não será capaz de se reconectar até que o código seja digitado. Isso é problemático porque não há avisos sonoros e o mau funcionamento não será visto até que o proprietário desbloqueia sua tela, ficando sem serviço por várias horas.
Para proteger os Smartphones um APLICATIVO foi projetado para cancelar os "Flash".
Bogdan observa que a crise atual só é capaz de desestabilizar um telefone, mas teoriza que pode ser possível para forçar a execução remota de código.
Com base em testes limitados com dispositivos de vários fornecedores, a vulnerabilidade parece afetar apenas a linha Nexus rodando em todas as versões do Android. Esperemos que a repercussão leve o Google a lançar uma atualização para corrigir o problema.