Google+ AndroidsINC: Estatísticas de uso das versões do Android

Social Icons

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Estatísticas de uso das versões do Android

Números de versão dezembro

Começando da primeira versão do Android listada, o Froyo, fico surpreso que uma versão antiga assim ainda tenha uma porcentagem ali. Ele foi lançado em meados de maio de 2010 e foi ser substituido em dezembro pelo Gingerbread. Mesmo contando com uma pequena parcela da porcentagem total, 1.6%, se elevarmos isso ao total de Androids utilizados hoje, não é nada pouco. Nessa versão foram disponibilizadas 3 atualizações (2.2.1 , 2.2.2 e 2.2.3).



Logo abaixo do Froyo, vemos o Gingerbread, versão que fez, e parece que ainda faz, sucesso. Ele foi disponibilizado para praticamente todos os dispositivos (Smartphones) que teriam alguma versão do Android na época. Teve uma época de ápice maior que durou de dezembro de 2010 até outubro de 2011, quando foi substituído pelo ICS. Ele teve várias versões: 2.3, 2.3.3, 2.3.4, 2.3.5, 2.3.6 e a 2.3.7.


O Honeycomb foi uma versão somente para tablets e isso deve explicar os seus míseros 0.1%. O primeiro dispositivo com essa versão foi o Motorola Xoom, que foi lançado dois dias depois da versão do sistema. Ela teve atualizações para 3.1, 3.2, 3.2.1, 3.2.2 e 3.2.6.

Ficheiro:Android3.0.png

O ICS ( Icre Cream Sandwich) teve uma glória passagem, porém rápida. Ele foi o pioneiro na exclusão dos aparelhos mais fracos, onde só foi disponibilizado para dispositivo TOP de linha na época. Ele foi lançado em outubro de 2011 e perdurou até julho de 2012, quando foi substituído. Ele teve as versões 4.0.1, 4.0.2, 4.0.3 e 4.0.4. Eu queria essa versão do Android mais que tudo :'( rsrs.


O Jelly Bean é atualmente a versão mais usada, com 54.5% dos dispositivo. Sua atuação marcante teve alguns fatores culposos como o mercado de Smartphones em alta e sua maior performance diante as outras versões. Novamente essa versão seguia a ideia do ICS e só foi disponibilizada para aparelhos TOP de linha no mercado, talvez ele tenha tido uma maior variação, mesmo assim foram poucos os que receberam (tablets e Smartphones). Ela foi lançada em julho de 2012 e teve desde a versão 4.1 até a 4.3. Hoje em dia ela não tem uma substituta pronta, tem o KitKat, porém ele não é disponível para quase nenhum dispositivo.


O KitKat conta também com uma parcela praticamente insignificante de atuação em dispositivos. Mas damos um desconto porque ela foi recentemente lançada, faz oque? 2 meses? Se for é muito. Além disso, vem sendo marcadas atualizações para vários dispositivos e todos querem essa versão. Além do mais, estamos na "era de ouro" dos dispositivos eletrônicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário