A Nokia venceu um importante disputa de patentes, e o HTC One Mini será retirado das lojas do Reino Unido até sexta-feira, dia 6. A HTC não concorda e alega que o dispositivo causador de toda essa discórdia é pequeno demais para tamanha decisão do tribunal. Além de bloquear as vendas, a finlandesa também quer um pagamento pela infração da patente.
O HTC One, top de linha da empresa, também infrige as regras da patente da Nokia. Mas o aparelho não será banido, pelo menos por enquanto. O Juiz que cuida do caso disse que uma decisão como essa causaria grandes danos à empresa.
Os aparelhos violam uma patente da Nokia para “estruturas modulares para transmissores e estações móveis”, que é a tecnologia que gerencia a frequência dos dispositivos.
A HTC diz que o problema deveria ser resolvido entre a Nokia e a Qualcomm, já que a discussão é sobre os chips fornecidos pela fabricante. Mas o argumento não convenceu. A Nokia já levou o caso a outros países europeus, o que pode causar ainda mais problemas para a concorrente.